terça-feira, 20 de outubro de 2015

Campeonato brasileiro, 30ª rodada; Vasco 1 x 1 Chapecoense



Por Nildeval Sten:




A serie B não pode ficar sem um time grande, isso ficou bem claro hoje. Não adianta reclamar, qualquer amador chegará a conclusão de que a arbitragem foi a grande culpada pelo resultado. Lá se vão preciosos 06 pontos escandalosamente roubados por esta arbitragem pilantra, que consegue ver pênalti inexistente do jogador vascaíno, mas não consegue ver um adversário tirar com a mão acima da cabeça uma bola que chegaria ao atacante vascaíno. LAMENTÁVEL.



Não que este jogo fosse salvar o Vasco, mas as coisas se complicaram demais. Apesar da rodada ser toda favorável ao Vasco, exceto pela goleada do Figueirense, o empate não mudou em nada a já quase impossível missão vascaína. O questionamento parece simples. Se o Vasco não venceu 02 times na zona da morte, como conseguirá o feito enfrentando times do G-4?



Apesar da revolta, o Vasco fez um péssimo primeiro tempo, quando, apesar de ter o domínio do jogo, não conseguiu furar o forte bloqueio do adversário, que claramente entrou em campo para jogar na retranca. O Nenê e o Andrezinho estavam irreconhecíveis, além deles, o inoperante Júlio dos Santos e o ex-jogador Herrera, simplesmente não fizeram nada. O Vasco ainda deu sorte, pois o Jordi estava doido para entregar o ouro.



O quadro continuou na segunda etapa e o Vasco melhorou somente após as saídas de Herrera e Júlio dos Santos e poderia abrir o placar num gol inacreditável perdido pelo Andrezinho, cara a cara com o goleiro. As oportunidades foram poucas e desperdiçá-las custou muito caro para o Vasco nesta noite.



O Vasco está a 07 jogos sem perder, mesmo assim, continua em penúltimo lugar e a 05 pontos do Avaí, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. A lamentar somente o fato de nestas 07 partidas o time marcar mais pontos do que as outras 23 disputadas ate aqui. Para se ter uma ideia, a Chapecoense ficou 08 rodadas sem vencer e está a 07 pontos a frente do Vasco. Quer dizer, apesar da roubalheira, o maior culpado é mesmo o Vasco, que reagiu somente quando não dava mais tempo.



A matemática não mudou. Restam 08 partidas e o Vasco precisa vencer 06. Quer dizer, ainda pode perder 02. O problema agora é que os jogadores terão que se desdobrar, não há mais espaço para erros. O próximo compromisso será diante de um instável São Paulo. Um jogo marcado pelo mistério, pois, dividido entre 02 competições, apenas 03 dias depois, o São Paulo terá a dura missão de enfrentar o Santos pela Copa do Brasil. Quer dizer, está diante do Vasco talvez uma grande oportunidade de arrancar os 03 pontos. Uma nova derrota praticamente rebaixará o Vasco antecipadamente. Lastimável.




Muito embora não tenha nada definido, e para quem gosta de números, apesar do Vasco ainda ter chances, ficou mais que difícil apos 02 empates seguidos contra times que lutam pela degola. O negocio é o seguinte. Restam 07 equipes disputando 04 vagas. Todos os jogos serão difíceis e cada rodada terá sua historia, seu particular. Ao Vasco, além de pontuar, ainda terá que torcer contra os outros 06. Cada jogo, uma decisão.



Dos 08 jogos, 04 serão no maracanã. Todos jogos dificílimos que exigirão todo folego do mundo ao Gigante da Colina. Teremos ainda 02 partidas difíceis fora de casa, São Paulo e Palmeiras. Fica a expectativa de como estes adversários estarão na tabela e de como estará o futebol do Vasco. Vamos aguardar. Até domingo.

Nenhum comentário: