terça-feira, 28 de julho de 2015

Precisamos falar sobre o Vasco.

Os últimos tempos tem me feito pensar no Vasco como o Kevin, do filme que inspirou o título desse post.

Kevin, basicamente é um tremendo babaca. Trata mal sua mãe porque sim, porque gosta, porque lhe traz prazer fazê-la sofrer. A mãe, coitada, sofre com o próprio filho, porquem nutre um amor incondicional ao mesmo tempo que é obrigada a desenvolver raiva por ele devido à seus abusos.

O Vasco tem sido o Kevin da minha vida. Como a mãe do Kevin, não me imagino nunca deixando de ama-lo, mas alegrias é algo que ele já não me traz. Mesmo na conquista do carioca existia toda uma aura de dúvida no ar. O mais fanático vascaíno não se atrevia a dizer que, como Eurico, achava que anossa briga fosse pelo título.

É claro que não é, e eu entendo que o presidente tem de ser o primeiro a incentivar a equipe a brigar por algo mais do que não cair...


... mas já são 12 rodadas na zona da degola. Depois de três vitórias achávamos que "agora vai", pelo menos empataríamos com o Palmeiras em casa (algo que nos bons tempos seria um mau resultado) e o que vimos? Três gols em meia hora de futebol. 

Pior que isso, é ver a mesma coisa que já vimos duas vezes; o time entre em campo derrotado, memso antes do adversário marcar. Parece só uma questão de tempo para o Vasco abrir a perna, e um time de merda que nem o Vasco NÃO poderia tomar gols, e os leva por atacado.

Podem reparar; Com dez minutos de jogo provavelmente o Vasco já tomou sufoco, os jogadores estão nervosos, cabisbaixos... todo mundo sabia que o Celso Roth ia chegar, fazer o pessoal correr dobrado por duas partidas e depois virar um bando, porque é esse o trabalho do Celso Roth; gritar e ofender todo mundo, fazer merda atrás de merda, montar uma bosta de time, um bando de galinha doida que vão pra lá e pra cá sem nenhum padrão de jogo a não ser o "Deus me ajude".

Todo mundo sabia, menos o Eurico, que diz que Celso é o tipo de treinador que trabalha vinte anos com ele.

Para mim o Celso Roth personifica tudo que há de errado no futebol, e eu acho extremamente difícil torcer para qualquer sucesso dele, mesmo que seja pelo meu time. Eu cheguei num ponto onde vejo o Vasco perder e solto um ; "bem-feito" ao invés de um "puta que pariu".

A coisa tá tão feia lá, que o empresário do Martín Silva (entre outros) xinga o cara publicamente. Com razão, diga-se de passagem, mas ajudando a piorar ainda mais o ambiente que todo mudo diz que é péssimo.

E parece que o ambiente do vasco é péssimo à anos! toda vez que o vasco caiu, não era por ter o pior elenco, pelo contrário; sempre teve elenco de sobra pra não cair, mas a situação era tão sufocante, tão nervosa, tão ruim, que o "time" se desfacela, e novamente isso acontece.

Para o presidente que apostou no novo, no inspirador, é muito ruim ver o charuto voltando à insistir em burrices como Celso Roth. O elenco é fraco? é. Mas um treinador decente faria esse time estar fora da zona, como tem vários com elenco mais fraco ainda.

Então estamos aí, Vendo o vasco ser o time de pior ataque e defesa do brasileiro, pior saldo de gols de todas as séries do campeonato, e brigando com o Joinville para ver quem fica na lanterna. A metade do campeonato está chegando, e o Vasco faz um campeonato pior do que nos anos que caiu. Podemos mudar isso? é claro! Se as bibas tricoletes fizeram, o Vasco pode fazer melhor. Mas o tempo passa e aquele jumento continua, e o Vasco perde tempo.

Contra o Corinthians? vamos perder, obviamente. Então poderiam aproveitar e trazer logo um treinador menos bisonho para aproveitar esse tempo.

Mas não vão. O que vai acontecer é que o Celso Roth vai perder mais meia dúzia de jogos e quando for tarde demais, vai entregar o boné.

3 comentários:

Paulo da Cancela disse...

Muito bom esse post. Roth foi o simbólico ato de fechar o nosso caixão. Simplesmente ele é um merda, um covarde que vive buscando covardes e quando a coisa apertar ele pula fora. Ele já fez isso no passado. Estamos acabando.

Nildeval Sten disse...

Ainda há tempo para mudança. Mas tem acontecido fatos sombrios em São Januário e o ambiente de trabalho tem ficado pesado, tanto para treinador, quanto para os demais funcionários (incluindo os jogadores). O grande problema talvez seja a prepotência de alguns (não me refiro somente ao presidente, o maior deles), mas também do técnico, e daquele jogador que se julga insubstituível. Quer dizer, o Vasco que se dane, é o individual em prol do coletivo. Penso que se todos se unissem, de verdade, mesmo que caíssemos novamente para a segunda divisão, pelo menos, a culpa seria dividida por todos, inclusive nós os torcedores. O que vemos porém é preocupante. Primeiro, por que ninguém nunca apresentou o tal balanço de contas de cada ano, como manda o estatuto, o que tem para ser escondido? Caramba, é só falar, gastamos tanto e estamos devendo tanto, ou tem tanto no caixa. Que confiança você tem numa diretoria que "esconde" as finanças? Por outro lado, por que um empresário sai criticando quem quer que seja (mesmo dizendo a verdade) e divide o grupo? Afinal, como diz o ditado "roupa suja se lava em casa". Por fim, para não ficar mais cansativo, todos que estão ali vão passar, esperamos que não afundem de vez o Vasco, suguem à vontade, mas deixem a "marca Vasco", esta vocês não conseguirão derrubar. Quanto ao rebaixamento, exceto o jogo contra o Corinthians, os outros 03 restantes do primeiro turno vão nos dizer muito sobre o nosso futuro.

Murilo disse...

Estamos a deriva em todos os segmentos