quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Novidades da semana

Olá amigos!

Todos já devem saber, mas não custa reforçar: O Vasco lançou uma campanha de crowd-funding com o intuito de levantar 185 mil para a reforma do ginásio poliesportivo. É mais uma campanha do clube pedindo a ajuda do torcedor que não lhe abandona.

O bom do crowdfunding é que, se der zebra e não atingir o objetivo, você recebe o dinheiro de volta. Só que nesse caso, amigo, em dois dias já se levantou 51% da meta! É a força da torcida vascaína!

Já havia passado da hora do clube enxergar que, nós QUEREMOS ajudar! Nós entendemos que o clube foi deixado em penúria (sem querer entrar no mérito de quem deixou ou de quem é a culpa) e que só o vascaíno pode ajudar o Vasco. Só que, a maior parte da torcida, a que não confia no dirigente ( com o anterior também era assim, e sempre será), se restringe de entrar num programa de sócio, porque simplesmente...não se vê para onde ele está indo.

O crowd-funding é transparente. É por isso que o Vasco dívida zero já tem mais de 1 milhão de dívidas pagas. É por isso que já temos 51% no "herdeiros da colina". O clube pede, a gente dá, mas também não somos idiotas de botar dinheiro na mão de vagabundo sem saber o que se faz com ele.

Bola dentro do Vasco, e acho que em menos de uma semana já se vai ter essa grana. Em breve esse ginásio estará pronto. O que vem à calhar, porque o Vasco se inscreveu na Liga Sudeste da Copa Brasil de Basquete. Dois times ganham vaga na NBB.

--

Outra notícia que merece destaque é essa: 

Vasco quer criar cursos técnicos e oficinas de profissionalização para jogadores que não vingarem no futebol


Sinceramente, fico muito feliz de ver isso. Demorou para um clube pensar em algo do gênero. 90% dos garotos que passam nas escolas e categorias de base, não chegam à se profissionalizar. Passaram parte da infância jogando bola e não estudando (graças a Deus o colégio Vasco da Gama já não corre mais riscos), mas chega na hora da verdade, são "abandonados" pelo clube, que também não pode ficar sustentando atletas que não tem qualidade para ser jogador. Desse jeito, o jovem do Vasco, no mínimo, sai dali com os estudos em dia, e quem sabe, pronto para uma profissão. 

Parabéns à diretoria. 

--

No que tange ao elenco; Mosquito voltou ao Vasco. O meia Daniel Rozen, que já andava treinando com o elenco desde Janeiro foi oficialmente contratado, e o volante Lucas teve seu contrato estendido até o fim de 2015.

Sobre o Mosquito, quero falar uma coisa:

Em 2011, o brasil ganhou o Sul-Americano Sub-15 com um pé nas costas, Venceu três dos primeiros quatro jogos, e os três últimos da fase final, marcando nada menos que 25 gols. No caminho, atropelou Bolivia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e até mesmo os hermanos.

O principal jogador daquele time? Mosquito com 12 gols. Mas Mateus "Índio"também se destacou. (Danilo, vendido ao Braga, estava lá, e o lateral Wellington que não sei por onde anda, também).

Curiosamente, acabado o campeonato, Mosquito "fugiu" do Vasco, alegando atraso de vencimentos e apareceu no Atlético-PR, onde teve uma passagem de "sucesso" fazendo 2 gols em 16 jogos.

Se fôssemos fazer uma lista de jogadores de saíram do Vasco na malandragem, demorava pra terminar. Podemos botar aí o Foguete, que foi pro São Paulo e ainda está lá.

Mas, não é coincidência que Mosquito e Índio tenham rodado, rodado e não chegaram em lugar nenhum. 

O clube investe na formação do atleta e chega a hora de assinar o primeiro contrato do moleque, a família já vendeu o garoto pra empresário, que vai lá prometer rios de dinheiro. O clube gasta e nem tem direito a ter 100% do garoto. Como se não bastasse, o primeiro contrato profissional só pode chegar até os 19 anos dele. Chega nessa hora, e o garoto que joga bola, que já ronda a seleção de base, se acha no direito de pedir uma fortuna. Uns zé-ninguém para o futebol profissional, já querem começar a vida comendo caviar, sem nem ter roído o osso.


Aí  clube se vê num dilema. ou dar o que o puto quer, ou perde ele que vai para outro clube de graça, e todo o investimento de tempo e dinheiro nele vai pro espaço!

Não é de se estranhar que garotos dessa idade, já tem salários atrasados nos clubes; tem muito "garoto" por aí ganhando mais que jogador de time pequeno e médio.

De quem é a culpa? ora, do empresário! Simples assim. Em 2011 Mosquito e Índio tinham 15 anos. Hoje, tem 19. Rodaram e não são absolutamente nada pro futebol.

Mosquito jogou no Atlético porque eles andavam usando garotos no campeonato paranaense. Índio nem isso! Fez dois jogos pelo "tradicional" Penapolense, e depois foi pro Santos onde nem isso fez.

Garotos que, à essa altura, deveriam estar estourando nos profissionais, tiveram seu crescimento como atletas (para não dizer pessoas) tolhido pela ganância deles, de seus pais e seus empresários. São quatro anos jogados no lixo! quatro anos de crescimento técnico jogados fora, quatro anos onde podiam ter angariado experiência desperdiçados. 

Eu não sei se esses garotos ainda tem condições de "chegar lá". Técnica, qualidade, tem. Mas para jogar futebol tem que ter CABEÇA.

Mais curioso ainda é ver que daquela geração, os que mais tem tido "sucesso" (relativo) são Robert e Kenedy do Fluminense, e Caio Rangel do Flamengo, que já foi vendido pra Itália. Jogadores que nem se destacaram naquela competição, mas que tiveram prosseguimento nas seleções de base, coisa que Mosquito e Índio não conseguiram.


Nenhum comentário: