terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O ano que vem...(8)


Uma semana no poder, e até agora, ma maior novidade no Vasco, é a repaginada que o site oficial sofreu. Eu gostei, e você?

Rodrigo Caetano, dispensado por Eurico, não foi para longe, e parou na Gávea, fazendo jus ao cunho de "Profissional" que tem.

Eu respeito...na verdade eu não me IMPORTO com o destino de alguém que saia do Vasco, seja ele jogador, dirigente, técnico, enfim. Se não está no Vasco, para mim, morreu.

Mas gostaria de saber como é sair do Vasco, e ir diretamente para o Flamengo, time que nos roubou um título que ele mesmo, Rodrigo Caetano, cansou de dizer isto. Não é nem um pouco desconfortável? Dane-se? O Vasco que se foda? 

Normalmente desejo boa-sorte à quem se vai, mas nesse caso, desejo tudo de pior para ele e seu time.

---/+/---

Nada de contratações, por hora. Situação nada confortável para um time que perde 13 atletas numa tacada só, fora quem decidir sair.

Mas, como podemos contratar, se até mesmo o técnico não foi definido? Muito se fala que Joel vai sair, mas ele vai ficando, ficando, ficando... isso pra não dizer "posando com a camisa do rival".

Na atual situação, eu nem me importo que NÃO contratem ninguém. Time tá na merda? Segura a onda, enche o elenco de garotos e vai disputar o carioca, que não serve pra nada mesmo. Não disputaremos a sul-americana nem libertadores, então, o ano só começa mesmo em Maio, por mim podem muito bem só contratar nessa altura e até lá montar uma base com o que já temos aqui ( que aliás, era o que deveria ter sido feito em 2014, mas uma vez mais, desperdiçamos um ano inteiro de trabalho)

Mas, não foram eles que disseram que o Vasco ia se reforçar para brigar pelo carioca? Então não façam promessas vadias!

Eu sou a favor da verdade. Digam logo: "Estamos na merda, atolados até o pescoço, não tenho dinheiro pra contratar então não me venham encher o saco!"

Eu não tenho o mínimo de fé, nessa diretoria pensar em algo novo. Algo fora da caixa, algo que possa estabilizar o Vasco como um clube grande que é. Vejo a mesma diretoria amadora, falastrona, e retrógrada de sempre, e torço muito para queimar a língua, mas não acho que vá.

Já são 13 anos de manchetes do tipo "sem dinheiro pra contratar". Oito com Eurico, seis com Dinamite, e até hoje, vejo o Vasco cometendo os mesmos erros de dez anos atrás que nos enfiaram nessa merda que estamos.

Estamos sem dinheiro? Então vamos pensar em coisas novas! É na pindaíba que surgem as oportunidades, a disposição em pensar fora da caixa, a liberdade de fazer algo que não necessariamente agrade o torcedor, mas que vai nos beneficiar no longo termo.

O torcedor que que o Vasco contrate grande, com dinheiro que não tem, como essa manchete mostra:

http://www.netvasco.com.br/n/155925/torcida-do-vasco-espera-por-contratacoes-de-peso

Só que como se contrata medalhão, sem grana? Com que dinheiro? Na base do "Pago, não devo, pagarei se puder"? Foi essa mentalidade que nos enfiou aqui.

Está na hora de fazer outra coisa; "contrato oque posso pagar, faço o melhor uso disso, mas pago em dia e invisto no meu clube"

Quem aqui já viu "Moneyball" ? Pois é. É aquilo que o Vasco tem que fazer, procurar jogadores baratos, feios, largados, renegados em outros clubes, mas que nos rendam o máximo de desempenho por um mínimo de dinheiro. É nesse batente que clubes pequenos do sul estão trabalhando à anos, e a consequência é que já são quatro na primeira divisão. Com salários em dia, estrutura de trabalho e sem grana retida no governo.

A mudança é sempre traumática e vai desagradar o pessoal que acha que só craque ganha jogo, mas, nem que isso custe alguns anos de austeridade, de resultados ruins e parte de baixo da tabela, depois os resultados chegam. 

Porque senão, vai ser mais três ou seis anos de salários atrasados, times ruins (que ficam ainda piores se não receberem seu salário) e no final das contas, voltaremos ao mesmo lugar em que estamos hoje. Chega de andar em círculos!


Nenhum comentário: