sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Camisa bonita, Armandinho!



Ontem, 2/10, pela primeira vez desde 2009, o Vasco vestiu uma camisa diferente. Agora, como todos sabem, o clube é patrocinado ( se bem que no casso de material esportivo, o melhor termo seria "apoiado", já que "patrocínio" é meramente financeiro) pela nossa velha conhecida, UMBRO.

Não é preciso nem dizer que, depois dos últimos fiascos da Penalty, culminando até mesmo com site contando as horas para o fim do contrato,  a expectativa pelo novo manto desde que foi anunciada o acordo com a DASS era enorme. Ainda mais porque, ao contrário do que costuma acontecer, não vazou uma mísera foto na internet para matar a curiosidade. É uma estratégia velha e eficaz de aumentar o interesse no produto, esconde-lo e apenas mostrar pequenas informações aqui e ali, é o chamado "teasing", em inglês "Provocar".

Porém, o teasing funciona muito bem quando o produto em questão é realmente inovador, diferente, especial.... e essas camisas não o são. Apesar de estarmos falando de uma empresa tradicionalmente conservadora em suas camisas, eu pensei que teríamos algo novo, como a empresa quis nos fazer acreditar, e de "novo" só mesmo a gola da camisa preta, que é uma exclusividade do Vasco dentro da Umbro. Camisa "taylored by Umbro" já sabia mesmo que não vinha, é uma linha do ano passado usada em Atlético-PR e Seleção Peruana por exemplo, mas que aqui só chegaria como camisa 3, e isto só em 2015.

Ainda assim, é um uniforme bonito, que segue uma receita tradicional de fazer detalhes simples e bonitos, nada espalhafatoso como, por exemplo, aquela camisa 3 do urubu. Aliás, "camisa 3" no Vasco só de goleiro! E mesmo assim, porque foi apenas preciso trocar a cor dela, porque as três são no mesmo padrão. 

Mas vamos falar de uma de cada vez:

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes


Dizem que a simplicidade é o último degrau de sofisticação. Se for isso, essa camisa  branca do Vasco é a mais sofisticada do futebol brasileiro, porque realmente não se percebe um detalhe qualquer nela à primeira vista. Mas não é bem assim, os detalhes estão ali, escondidos:

Na frente, o detalhe maior é mesmo a gola exclusiva do Vasco. Simples e bonita, e um tecido especial nos ombros. Por dentro da gola, um texto explicando os detalhes da "resposta histórica".








Nas costas da camisa se vê uma Cruz de Cristo, encimada pelas oito estrelas que já nos acostumamos, e num escudo, um símbolo que representa a história de inclusão do Vasco. As mangas apresentam um tecido estampadado com a Cruz Pátea na parte interior, e um tecido com respiração na parte de inferior.

Diferentemente do habitual, a camisa branca, desta vez, leva a numeração em preto, enquanto a preta, em no costumeiro vermelho:

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes

A camisa preta muda pouco. A gola é polo, igual à algumas adotadas pela Umbro em clubes europeus, e de muito bom gosto:



A manga é maior do que na branca:









A logomarca da Umbro é bordada, assim como a cruz vascaína ( idêntica ao que a Penalty fazia, o que mostra uma determinação do próprio clube), e a inscrição "taylored by Umbro" na maga esquerda. (Taylored mesmo não é, pois nada remete à uma camisa vintage, isso é apenas uma propaganda da marca), mas não a faixa transversal, coisa que a própria Umbro fazia na sua primeira passagem. (embora não na primeira camisa fornecida, assim como hoje)


Completam o uniforme, shorts e meiões extremamente simples:

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes



Nas camisas de goleiro, dá pra ver que o pessoal de design da Umbro trabalhou "MUITO". Pegou a camisa 1 e mandou fazer de outras cores.

A "celeste" ( é Celeste mesmo. Se clareasse mais um tiquinho de nada, virava branco!)

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes

A "lusa":

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes


E a verde, que é nada além da lusa com as cores invertidas:

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes


O restante da linha inclui, claro, uniforme de treino, infantil e femino...




... e esta composição que, imagino, será de viagem da delegação e comissão técnica:

UMBRO: Coquetel de lancamento dos novos uniformes




De uma maneira geral, o uniforme ficou bom. Muitíssimo melhor que aquela porcaria que vínhamos usando. Em nada me surpreende a falta de maiores novidades, já que é sempre assim quando uma empresa nova entra no meio do ano e com o campeonato correndo. Mesmo assim,de uma maneira simples e elegante, a Umbro fez um belo uniforme, que é aprovado por quase 80% da torcida que votou em enquete na NetVasco. Eu gostei bastante, acho que está à altura do Vasco, parece-me de um material excelente e de bom caimento. Torço para que caia nas graças da torcida que estava ávida por um uniforme decente, até porque, é mais grana no caixa do clube.

Embora a Penalty tenha feito alguns uniformes de bastante sucesso, como a camisa templária de 20010, de 2013, a camisa "Raízes" (aquela do mapa!), a da luta contra o racismo, e mesmo algumas de jogo como a de 2011 ( da gola retrô) e 2012 (apresentada na central do Brasil, do trem-bala da colina), as de goleiro em homenagem à Portugal e também a amarela, que sempre via muitas em São Januário... a relação não podia ter terminado pior. Desde que assinou com o São Paulo, a Penalty relegou o Vasco ao segundo escalão de seu portfólio, fez camisas muito feias (com raras exceções), e de má qualidade desde que chegou. Não é raro encontrar gente reclamando que a sua camisa da Penalty está desfiando, rasgando ou descolando em alguma parte, e enquanto isso, outras como as da própria Umbro que saiu daqui em 2006, permaneciam íntegras.

O novo manto já estreia hoje, conta o Bragantino. 


Nenhum comentário: