terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Enquanto isso, no Vasco…(3)

 

Vocês devem estar achando que o blog está parado…

Mas não, é a falta de notícias oficiais do clube que me leva a não atualiza-lo.

Nesta passagem de ano eu decidi não falar sobre notícias não-oficiais, do tipo “Vasco de olho em fulano” ou “Vasco próximo de cicrano”. Dessa vez eu só falarei sobre notícias oficias, preto no branco.

Apesar de estar ciente de que Kléber e Rodolfo estão muito próximos, porque a diretoria assim o confirmou através do VP Mandarino. Tratam-se de duas belas aquisições;

O Kléber não é um lateral empolgante, mas é efetivo. Cruza bem, se posiciona bem e erra poucos passes. Tais qualidades o levaram para a seleção em diversas ocasiões, lhe renderam quatro bolas de prata da revista Placar, e com 31 anos pode se dizer que está no auge da sua forma. Não é aquilo que se diga “PUUUUUXA mas que beLEEEEZA de lateral” mas, no Brasil é um dos melhores senão O melhor. Até porque não surge um lateral esquerdo de alto nível a muito tempo na canarinho.

( que engraçado! Eu lembro de mais jovem durante uma transmissão de um jogo da seleção, o Galvão Bueno dizer: “Quer chegar na seleção amigo? vai ser lateral direito!” porque na época era Cafú e olhe lá na direita, e na esquerda sobravam opções. Hoje, a seleção pode chamar Dani Alves, Maicon,Rafinha, Fágner…)

Já Rodolfo conhecemos bem dos tempos de Fluminense aonde surgiu junto com Diego Souza. Para um zagueiro possui muita técnica e boa saída de bola. A pior coisa que fez na vida ( pelo menos para a carreira) foi ir para Rússia aonde perdeu 6 anos da vida e sumiu, pois poderia ter parado na seleção ao invés de ter jogado apenas no pré-olímpico de 2004. Seria um belo companheiro de zaga para Dedé, muito superior a Renato Silva.

Mas enfim, nada disso é oficial. Tampouco uma definição sobre o novo diretor de futebol para o lugar de Rodrigo Caetano. Fala-se que a diretoria trabalha com três nomes, aonde o primeiro é Marco Aurélio Cunha, ex-superintendente do São Paulo, e o segundo é José Reis, gerente de futebol com recente passagem pelo Criciúma. O terceiro é mantido em sigilo.

Ninguém gostou da saída de Caetano, inclusive eu, (apesar de estar aliviado que ano que vem não terá outra novela com ele) mas pelo menos estamos vendo que se está trabalhando com nomes de dirigentes profissionais, ao estilo de Caetano, e não sobrinhos de fulano, filhos de cicrano ou algum benemérito que ninguém conhece.

Agora, o que é OFICIAL é isso AQUI.

Após dez anos, o Vasco se livrou dessa. Eu sinto por aqueles que se machucaram na ocasião mas acho que todos estavam cientes do risco, sinceramente.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Enquanto isso, no Vasco…(2)

 

Rodrigo Caetano chegou ao Vasco desconhecido em 2009 e de lá para cá foram três anos, e três novelas envolvendo uma possível saída dele. O então desconhecido diretor de categorias de base gremista virou um dos grandes ídolos do renascimento do Vasco e viu seu salário valorizar-se mais do que as ações da Petrobrás quando descobriu o pré-sal. Agora que a temporada de sucesso de 2011 acabou, resolveu fazer um doce mais uma vez…

É um profissional competentíssimo, foi responsável por grandes avanços no depto. de futebol vascaíno mas TODO ANO é a mesma ladainha. Chega uma hora que o saco explode de tão cheio, e o do Dinamite com o perdão do trocadilho, explodiu.

O tão profissional Rodrigo, vai sair antes do final do seu contrato. Vai fazer falta? claro que sim. Bons profissionais sempre fazem falta, e a diretoria vai ficar desfalcada dos seus serviços num momento crucial.

Mas para mim, e isso é uma opinião totalmente pessoal,em algum momento o Caetano perdeu a noção do seu próprio valor, ou da sua autoridade e estava achando que vale mais do que realmente vale, ou manda mais do que realmente manda.

Ou melhor, mandava.

Desejo-lhe, como a todo bom profissional que deixa o Vasco, boa sorte e que Deus o ilumine.

- Foi uma decisão tomada em conjunto, mas partiu de um pedido pessoal e profissional meu. Ao longo desses anos, inevitavelmente, ocorrem desgastes e divergências. Mas nada que fosse determinante na minha decisão. Inclusive, me coloquei à disposição da diretoria para ajudar nos próximos dias a fazer um período de transição. Não existe qualquer tipo de trauma. A reunião foi longa, mas 80% dela foi já ajudando o Vasco a planejar seu futuro. Temos muita coisa encaminhada.

Rodrigo Caetano

domingo, 11 de dezembro de 2011

Enquanto isso, no Vasco…

 

Após o título moral de 2011 ( não acredita em mim? veja isso aqui) que fica para a série “quem viver vai lembrar”, assim como o Super Brasil de 82, o Vasco não parou.

Não senhor, em São Januário estão acontecendo diversas mudanças, a começar pela substituição do gramado antigo e castigado (e mesmo assim muito melhor que o do Engenhão) por um novo gramado, que utiliza a semente da Bermuda419, uma grama altamente resistente ao pisoteamento certificada pela FIFA e danada de linda.

O antigo placar eletrônico, de lâmpadas alógenas, ficará para sempre em nossas lembranças, já que anunciou algumas das maiores conquistas do Vasco, mas atualmente é um monstrengo ultrapassado, de manutenção difícil e cara ( que nem um Tempra) que consome um absurdo de energia. Pensando nisso, desde a segunda metade deste ano está planejada a troca por um moderno placar de LED com 72m² que além de mais funcional irá consumir um terço de energia e propiciar mais um espaço publicitário.

O alambrado, famoso alambrado, será trocado por uma coluna interminável de placas de vidro assim como está no setor VIP, que possibilitam uma melhor visão do campo e mais segurança.

Isso tudo pode estará pronto até dia 4, data da quarta rodada do carioca, até lá o mais provável é que o Vasco mande seus jogos em Volta Redonda.

Ainda em 2012 ficarão prontas as obras da Pousada do Almirante, ginásio do forninho e do campo anexo que vai quebrar o galho enquanto o Vasco não constrói um CT.

Particularmente eu acho que essa última é a grande jogada da diretoria. O propósito de um CT é primeiramente não estragar o gramado principal, e embora um campo a mais não vá resolver o problema como um todo, eu acho que o São Januário de amanhã tem totais condições de abrigar e treinar o elenco profissional.

Na luta para sediar clássicos, o Vasco construirá uma sala onde funcionará o Juizado Especial Criminal.

O colégio mudará de local e terá instalações mais modernas. Pintura e poltronas A pintura da arquibancada será retocada pela Iquine. Cerca de 60 poltronas da tribuna serão trocadas.

Será inaugurada na próxima quinta-feira. Também abrigará o Centro de Memória. Será bancada pela Penalty.

Com exceção da reforma da pousada, todas as outras obras estão saindo a custo ZERO, prova de que para fazer um clube crescer não é preciso dinheiro, mas sim boas ideias e vontade.

Mas, falando sobre o time…

Caetano e Dinamite já disseram que a idéia é trazer em torno de seis nomes que briguem para serem titulares até o início do carioca.

Realmente não precisamos de mais, pelo contrário; tem uma galera grande para aparecer em São Januário com suas carteiras de trabalho.

As principais carências são a lateral esquerda em primeiro lugar, na zaga, já que Renato Silva é na melhor das hipóteses um bom reserva, e no ataque. Quando eu digo ataque, é para o lugar do Éder Luís que volta e meia cai de produção e não tem um reserva a altura. Quanto a Elton e Alecsandro podemos ficar tranquilos, já que a diretoria está empenhada em manter o primeiro, e o segundo tenho certeza de que fazendo uma boa pré-temporada, coisa que não teve esse ano,estará na sua melhor forma em 2012.

Bernardo será adquirido junto ao Cruzeiro enquanto Juninho e Elton terão seus contratos renovados, mas atenção nada disso foi colocado no papel ainda, e o reizinho já avisou que só renova ganhando uma grana violenta, proporcional ao seu currículo.

Irrazábal e Gian já foram descartados pela diretoria, que também está a um passo de se livrar de Enrico, Márcio Careca e Rafael Coelho.

Kim e Leandro provavelmente serão liberados já que além de não jogarem nada, pouco fizeram este ano. Já Chaparro ao que parece continuará por aqui, pois continua sendo aposta da Traffic.Julinho fez muito pouco pelo que esperávamos dele, mas seu contrato de empréstimo só acaba em Junho, assim como Éder Luís e Fellipe Bastos, e eu ainda credito nele (pior que Careca que ele não é) 

Falar de reforços é sempre complicado, separar nossos desejos da realidade, por isso eu vou procurar me abster dessa discussão.Mas uma coisa é certa; a diretoria precisa correr. Outros clubes já vinham melindrando transferências a algum tempo e não foi surpresa alguma o Figueirense com menos de uma semana já ter perdido seus principais jogadores. A concorrência é grande e nenhum clube brasileiro têm milhões em caixa para comprar ninguém, pelo menos sem a ajuda de um grupo de investidores, por isso quem é dono de seu passe ou está nas mãos de empresários são os primeiros a sair.

Se a diretoria demorar para agir, ainda mais prometendo esse prazo, vamos ficar para trás e pegar as sobras. Neste momento, mais do que nunca, o Vasco precisa buscar os melhores porque o nível de expectativa sobre o time só vai aumentar.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resumão 2011

 

No colégio onde me formei ( que fiquei sabendo, será fechado em 2012) todo final de ano tínhamos que preparar um resumo de cada matéria sobre o que foi aprendido ao longo do ano.

Eu preparei um resumão sobre essa temporada do Vasco:

Campeonato carioca:

Começamos feio, insistindo em um treinador que estava óbvio que só traria desgraça ao clube, e a merda atingiu o ventilador após a derrota para o Boavista com a queda de PC Gusmão. O Vasco fazia o pior início de ano de sua história e o otimismo que havia após o final de 2009 com um ano seguro e o começo da nova temporada se transformava em preocupação. Carlos Alberto (certamente ) e Felipe (erradamente) foram pegos para Cristo, assim como PC.

A chegada de Ricardo Gomes trouxe uma paz que o jovem elenco do Vasco precisava e nunca tinha conhecido, reintegrando Felipe e decidindo definitivamente pela separação do Vasco com Carlo Alberto, RG começou imediatamente a colher frutos. As vitórias foram aparecendo e o outrora candidato a rebaixamento chegou a final do returno contra o Flamengo, mas três pênaltis mal batidos deixaram escapar a taça.

Copa do Brasil:

A Copa do Brasil já estava rolando enquanto isso, e o Vasco começou enfrentando bagaças do estilo de Comercial-MS e ABC-RN. O primeiro adversário de peso foi o Náutico, e jogando nos aflitos o Vasco fez sua primeira grande exibição do ano derrotando o mandante por impiedosos 3-0 e empatando o jogo de volta sem gols. Depois disso foram seis jogos duros contra o Atlético-PR, Avaí e finalmente Coritiba. Se tecnicamente o Vasco não foi brilhante na reta final, soube ser eficaz e ainda vimos grandes jogos, culminando na final mais aguardada da década vascaína. Os reforços que vieram após o início miserável de ano; Diego Souza e Alecsandro já eram peças fundamentais do Vasco que iniciou o…

brasileirão arrebentando o Ceará e o América-MG com o time reserva. Uma derrota inesperada por 5x1 para o mesmo Coritiba que viríamos a vencer na final da CB foi a primeira derrota do Vasco que após o título inédito fraquejou nos quatro jogos seguintes; Empate de 1 x1 contra o Figueirense, empate de 1 x 1 com o Grêmio, vitória magra sobre o Atético-GO por 1x0 e derrota para o Corinthians por 2x0.

A partir da vitória contra o Inter-RS (2x0) que marcou a volta do reizinho, o Vasco encaixou uma série de mais cinco jogos sem perder e já estava embalado, mostrando um futebol vistoso que perdurou até o final do campeonato.

No entanto, o Vasco foi irregular e perdeu pontos preciosos contra o Botafogo (0-4), América-MG (1-4),Figueirense (1-1),Atlético-GO (1x1),Corinthians(2x2),Inter-RS(0-3),Atlético-PR(2x2),São Paulo(0x0),Santos(0-2), e Palmeiras(1x1). Todos jogos contra adversários menores, ou ainda que contaram com erros grosseiros de arbitragem, a exceção de Santos e Inter-RS aonde fomos batidos na bola.

A temporada acabou contra o urubu, e o Vasco precisava de vencer e contra com uma derrota do Corinthians/CBF para o time SAFADO do Palmeiras, que não aconteceu. Fomos roubados em um pênalti, o que se tornou corriqueiro e assim não tiramos o império do mal da libertadores, ( o que acabaria não acontecendo porque Coritiba e Figueirense não venceram seus jogos) o que iria atrapalhar MUITO os planos da Globo. Era o “título” que restava porque a …

Sul-Americana já estava perdida assim como o sonho da tríplice coroa. Palmeiras, Aurora-BOL e Universitário-PER foram superados, mas não “la U” com seu futebol rápido e eficaz, mas principalmente descansado.

Time: Depois do início da temporada o mercado de jogadores no Vasco ainda foi ativo. Perdemos Ramon e Anderson Martins, titulares da campanha vitoriosa da CB e trouxemos o mediano Renato Silva e o apagado Julinho para seus lugares. O primeiro por força do destino e falta de opção firmou-se titular, e o segundo pouco jogou, mas quando fez não empolgou. Além deles, Marcel pediu para sair ainda no carioca porque não gostou de ser banco do Elton que mais tarde fez diversos gols salvadores na Copa do Brasil e no brasileirão (barrando até Alecsandro). Jéfferson,Enrico,Carlos Alberto e Caíque foram emprestados e apenas o primeiro fez falta, além de Fernando que ficou sem contrato e rumou para o Americana, que Deus lhe ajude pois é um grande profissional e pessoa.

Victor Ramos, Kim, Leandro, (que chegou ainda no início do campeonato) Misael e Chaparro nunca jogaram alguma coisa que se preze sendo que o último só jogou duas vezes e por pouco tempo.

Mas por outro lado, vimos o crescimento de Rômulo que chamou a atenção até de Mano Menezes, e de Allan que virou um coringa no elenco, jogando de lateral ou meia com qualidade, Fernando Prass jogar TODAS as partidas no ano e falhar muito pouco, Dedé ser soberano em todos os sentidos, o renascimento de Diego Souza para o futebol de primeiro nível, a polivalência de Jumar (que teve que segurar o rojão quando o Cristóvão viu que poderia juntar Marcio Careca e Julinho e não teria UM lateral esquerdo) jogando de lateral esquerdo, a volta de Nilton após duas sérias lesões sem lembrar aquele volante perigoso (para nós!) do campeonato de 2010. Vimos o Vasco criar uma dependência de Éder Luís muito grande, que pode ser bom quando ele está bem e mal quando ele não joga nada, vimos um Fágner se tornar o melhor lateral direito do país e  além disso, vale a pena mencionar o Alecsandro que teve um longo período sem fazer gols mas em um contexto geral fez gols de suma importância como na final da Copa do Brasil e nas oitavas da Sul-Americana contra o Universitário-PER.

Surgiu também um tal de Bernardo que tem a rabiola virada pra lua, já que faz muitos gols importantes e casou com a camisa vascaína.

Como se não bastasse, o Vasco jogou metade do campeonato brasileiro e o resto da Sul Americana se seu treinador, Ricardo Gomes que sofreu um AVE e graças a Deus resistiu, mas só voltará ao clube em meandros de Fevereiro de 2012.

Fomos o terceiro colocado no turno e quarto no returno do brasileiro, segundo no geral. Colocamos três jogadores na lista dos melhores do campeonato ( Dedé-Zagueiro pela direita), Fágner (lateral direito), Diego Souza ( Meia pela direita), e Rômulo que ficou em segundo lugar na disputa como volante pela esquerda, além de o melhor treinador que ficou com a dupla Cristóvão/Ricardo Gomes e o título de craque da galera para Dedé. Sendo que o último prêmio é escolhido pelos votos populares, em um campeonato que teve Neymar, Damião,Borges e etc.

Acho que falei tudo. A temporada terminou e agora que os jogadores estão descansando o trabalho da diretoria começa de verdade para definir os contratos que serão encerrados no fim desse ano ( Elton, Bernardo e Juninho) e observar os possíveis reforços para 2012, mas isso é assunto pra um tópico mais a frente.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vasco 1 x 1 Flamengo, pela 38ª e (UFA!) última rodada do campeonato brasileiro.

 

Parabéns ao Vasco, que moralmente é o campeão deste sensacional ano que foi 2011.

Contra a mídia, a arbitragem, a CBF, e até mesmo o destino que deu um susto no Ricardo Gomes. O Vasco resgatou a dignidade que foi perdida nos anos da cortina de ferro do Eurico Miranda, e no fatídico descenso à série B, voltou a andar nos trilhos das vitórias, das conquistas, voltou a ser o VASCO que o mundo se acostumou a ver.

Deixem que eles ( que estão no esquema) se vangloriem do seu título armado, deixem zombar do nosso vice-campeonato, deixem que pensem que nos importamos. O importante é que mesmo sendo roubados o ano todo, mesmo enfrentando a mídia parcial carioca, mesmo sofrendo um acaso do destino e perdendo o nosso treinador, esse time de heróis nos deu um título inédito, uma vaga na Libertadores após dez anos, e ainda assim enquanto outros jogariam por obrigação, brigou até o último apito pelos títulos da Sul Americana e do brasileiro. Sem favorecimento, sem estádio construído com verbas públicas, sem apito amigo.

Isso, NINGUÉM pode tirar do Vasco da Gama, dos jogadores e dessa imensa torcida bem feliz.

Ficamos tristes pelos jogos fáceis que perdemos, pelas oportunidades que jogamos fora de assumir a ponta, pelos pênaltis não marcados e os marcados erradamente. Mas eu principalmente, fico triste pelo futebol brasileiro, pois o lado negro, as forças do mal e da corrupção prevaleceram.

Isso, não deve ser lamentado apenas pelo Vasco, que foi quem podia tirar o título deles, mas pelo Flamengo,pelo Fluminense, pelo São Paulo, e todos os outros times, que serviram de palhaços para cumprir tabela de um campeonato que já estava encomendando.

Agora resta ao Vasco, finalmente, descansar. Pensar no que foi feito este ano de certo e errado, no que poderia mudar para melhor, quem foi bem, quem foi mal, quem pode vir e quem deve ir. Uma coisa é certa: O time é muito bom, tem caráter e com algumas melhorias pode ser excelente, mas isso será assunto para mais adiante.

Depois de todas essas dificuldades, relembrando os momentos de superação que esse time passou, o Vasco mais do que nunca é o time da virada.

A todos que nos acompanharam, muito obrigado! Foi um longo ano, um longo campeonato e finalmente acabou. O Palavra vai continuar aberto 24h por dia, 7 dias da semana como sempre.

Gabriel.

A Palavra do convidado: Léo

VASC0 1 X 1 Flamengo

Pois é Amigos. Até na última rodada fomos descaradamente roubados. Como o verdadeiro campeão não ganha troféu, ficamos mesmo em segundo. O contra tudo e contra todos nem sempre vai funcionar. Uma coisa é certa, o nosso futebol é o mais bonito, vistoso, e certamente, com algumas boas contratações, temos tudo para transformar 2012 até melhor que 2011.

Disse que somos os verdadeiros campeões porque fomos roubados do primeiro ao último jogo. Vale ressaltar que o placar hoje, qualquer que fosse, não faria, ou melhor, não fez diferença, nem pra um, nem pra outro. O Palmeiras, apesar de dar até um certo sufoco no Corinthians, não conseguiu superar o adversário, aliás, o campeão, apesar do título, vem jogando um futebol medonho. Contou com a sorte nas últimas apresentações, e, pra variar, o juizinho deu um jeitinho de expulsar justamente o melhor jogador do Palmeiras, numa falta que seria para cartão amarelo.

Quanto ao jogo de hoje, não há muito o que falar. O Vasco dominou, jogou bonito, poderia novamente ter matado o jogo na primeira etapa (como fez o Cruzeiro diante do Galo), mas, como vem acontecendo constantemente, foi roubado, perdeu gols, se acomodou e acabou cedendo e empate. O time caiu de produção  na segunda etapa. O gol de empate acabou desmotivando os jogadores, que, começaram a arriscar bolas de longe, errar passes curtos. Além do mais, sem o gol palmeirense, faltou um algo mais para o time reagir. No final, acabou sendo justo o empate.

No frigir dos ovos, ficamos a 01 vitória do pentacampeonato mais fácil de todos os tempos. Resta-nos agora este longo período sem futebol, e, ficamos aqui,  na torcida pelos investimentos de nossa diretoria para o próximo ano.

Precisamos para a próxima temporada de 01 lateral esquerdo, 01 zagueiro, 01 matador e um volante do mesmo nível do Juninho e Felipe, de preferência mais novo. Estas são nossas maiores carências.

No mais Amigos, nosso Vasco reconquistou seu espaço, ainda falta muito, porém, não falta vontade, disposição e competência. Junte-se a tudo isso recursos que certamente virão com força em 2012 e nosso Clube do coração poderá novamente entrar para a história (mais uma vez) no novo ano que está batendo a nossa porta.

Agradeço de coração a oportunidade ao Gabriel. Jamais imaginaria que fosse escrever alguma coisa para um blog genuinamente vascaíno e de tanta importância no nosso território e mundo. Agradeço também aos meus amigos, sempre  simpáticos, longânimes e tolerantes para com minhas humildes palavras.

Um abraço sincero, um Natal inesquecível e um Ano de muitas realizações e com todas as cores do Melhor e Mais Marcante Time do Planeta.

Com sinceridade.